Este Mestrado visa a formação académica e profissionalizante de Professores. Procura capacitar o Professor para a reflexão e investigação da praxis docente, a partir de uma perspetiva contemporânea da Educação Artística, baseada em metodologias inovadoras. Procura-se que seja capaz de interpretar problemas culturais, económicos e políticos, manifestando conhecimento da(s) disciplina(s) que leciona, refletindo criticamente sobre o seu valor social e as relações que estabelece(m) com outros saberes, numa relação de abertura a diversas áreas do saber e construindo uma visão crítica e multidisciplinar do conhecimento e da realidade. Deve ainda ser capaz de perspetivar o sistema educativo, a escola e a sala de aula como espaços de intervenção ética e cívica, de formação inclusiva e de intervenção social, no quadro da educação para a cidadania democrática. A UMinho forma Professores para o sistema educativo público nacional e internacional, sendo este um projeto alinhado com a sua missão.

Mestrados em Ensino
Secretariado
Rui Silva
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

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1.ª Fase de Candidatura 2025-2026  - PRAZOS​
Prazo de candidatura 
04 a 15 de julho de 2025
​Divulgação dos resultados (Portal Académico)
até 29 de julho de 2025
​Prazos de Matrícula 
04 a 11 de agosto de 2025


Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

2025/2026

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Formação de Professores

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


Este Mestrado visa a formação académica e profissionalizante de professores. Procura capacitar o professor para a reflexão e investigação da praxis docente, a partir de uma perspetiva contemporânea da Educação Artística, baseada em metodologias inovadoras. Procura-se que seja capaz de interpretar problemas culturais, económicos e políticos, manifestando conhecimento da(s) disciplina(s) que leciona, refletindo criticamente sobre o seu valor social e as relações que estabelece(m) com outros saberes, numa relação de abertura a diversas áreas do saber e construindo uma visão crítica e multidisciplinar do conhecimento e da realidade. Deve ainda ser capaz de perspetivar o sistema educativo, a escola e a sala de aula como espaços de intervenção ética e cívica, de formação inclusiva e de intervenção social, no quadro da educação para a cidadania democrática. A UMinho forma professores para o sistema educativo público nacional e internacional, sendo este um projeto alinhado com a sua missão.

Resultados de aprendizagem


1. Equacionar as implicações culturais, sociais e educacionais do ensino das artes visuais na sociedade contemporânea numa perspetiva pedagógica;
2. Revelar conhecimento de perspetivas atuais da educação em artes visuais;
3. Dominar os saberes académicos relevantes para o exercício profissional;
4. Conhecer criticamente os programas das disciplinas de artes visuais, tendo presente o conhecimento disponível nas disciplinas de referência;
5. Promover aprendizagens significativas, adotando procedimentos adequados;
6. Promover uma utilização adequada e rigorosa dos recursos educativos, fomentando competências de aprendizagem autónoma;
7. Desenvolver modalidades de aprendizagem colaborativa, através da utilização de metodologias participativas;
8. Diversificar as estratégias de avaliação, tornando-as sensíveis às competências fundamentais da educação em artes visuais;
9. Investigar situações de educação em artes visuais, no sentido da sua compreensão e transformação.

Acesso


24

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx 

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


Licenciatura ou habilitação equivalente a 120 créditos em Artes Visuais ou áreas afins, de acordo com a legislação em vigor, obtidos no ensino superior; pode também candidatar-se ao curso quem possui apenas 75% do total dos créditos. A inscrição em unidades curriculares das componentes das Didáticas específicas e da iniciação à prática profissional, incluindo a prática de ensino supervisionada, fica condicionada à obtenção dos créditos em falta.
É ainda condição de acesso ao Mestrado a aprovação numa prova de domínio escrito e oral da Língua Portuguesa.
Titulares de graus por universidades estrangeiras reconhecidos como habilitação equivalente de acesso, após avaliação curricular a realizar pela comissão científica do ciclo de estudos.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Currículo e Avaliação ED 5
S1 Didática do Desenho DEsp 10
S1 História da Cultura Artística AD 5
S1 Processos e Práticas da Geometria Descritiva AD 5
S1 Psicologia do Desenvolvimento ED 5
S2 A Escola como Organização Educativa ED 5
S2 Educação Artística DEsp 10
S2 Processos Artísticos AD 5
S2 Tecnologia Educativa ED 5
S2 Tecnologias das Artes Visuais AD 5
Ano 2 60
A Estágio Profissional PP 45
S1 Avaliação e Conceção de Materiais Didáticos de Artes Visuais DEsp 10
S1 Opção 5
Correntes Fundamentais da Pedagogia ED 5
Gestão da Sala de Aula ED 5
Inclusão e Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor ED 5
Processos Cognitivos e Aprendizagem ED 5

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
27-07-2023
Número de Registo:
R/A-Cr 102/2023
Data de Registo:
13-09-2023
Validade:
31-07-2029