Este Mestrado visa a formação académica e profissionalizante de Professores. Procura capacitar o Professor para a reflexão e investigação da praxis docente, a partir de uma perspetiva contemporânea da Educação Artística, baseada em metodologias inovadoras. Procura-se que seja capaz de interpretar problemas culturais, económicos e políticos, manifestando conhecimento da(s) disciplina(s) que leciona, refletindo criticamente sobre o seu valor social e as relações que estabelece(m) com outros saberes, numa relação de abertura a diversas áreas do saber e construindo uma visão crítica e multidisciplinar do conhecimento e da realidade. Deve ainda ser capaz de perspetivar o sistema educativo, a escola e a sala de aula como espaços de intervenção ética e cívica, de formação inclusiva e de intervenção social, no quadro da educação para a cidadania democrática. A UMinho forma Professores para o sistema educativo público nacional e internacional, sendo este um projeto alinhado com a sua missão.
Mestrados em Ensino
Secretariado
Rui Silva
Tel: +351 253 604679
e-mail:
sec-mfip@ie.uminho.pt
Para fazer a candidatura on-line - clicar aqui >>>Portal Académico
1.ª Fase de Candidatura 2025-2026 - PRAZOS
|
Prazo de candidatura
| 04 a 15 de julho de 2025
|
Divulgação dos resultados (Portal Académico)
| até 29 de julho de 2025
|
Prazos de Matrícula
| 04 a 11 de agosto de 2025
|
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
2025/2026
Duração:
4 semestres letivos
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
Contactos
Instituto de Educação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel:
+351 253604240
Fax:
+351 253604659
E-Mail:
cpedagogico@ie.uminho.pt
URL:
http://www.ie.uminho.pt
Descrição
Este Mestrado visa a formação académica e profissionalizante de professores. Procura capacitar o professor para a reflexão e investigação da praxis docente, a partir de uma perspetiva contemporânea da Educação Artística, baseada em metodologias inovadoras. Procura-se que seja capaz de interpretar problemas culturais, económicos e políticos, manifestando conhecimento da(s) disciplina(s) que leciona, refletindo criticamente sobre o seu valor social e as relações que estabelece(m) com outros saberes, numa relação de abertura a diversas áreas do saber e construindo uma visão crítica e multidisciplinar do conhecimento e da realidade. Deve ainda ser capaz de perspetivar o sistema educativo, a escola e a sala de aula como espaços de intervenção ética e cívica, de formação inclusiva e de intervenção social, no quadro da educação para a cidadania democrática. A UMinho forma professores para o sistema educativo público nacional e internacional, sendo este um projeto alinhado com a sua missão.
Resultados de aprendizagem
1. Equacionar as implicações culturais, sociais e educacionais do ensino das artes visuais na sociedade contemporânea numa perspetiva pedagógica;
2. Revelar conhecimento de perspetivas atuais da educação em artes visuais;
3. Dominar os saberes académicos relevantes para o exercício profissional;
4. Conhecer criticamente os programas das disciplinas de artes visuais, tendo presente o conhecimento disponível nas disciplinas de referência;
5. Promover aprendizagens significativas, adotando procedimentos adequados;
6. Promover uma utilização adequada e rigorosa dos recursos educativos, fomentando competências de aprendizagem autónoma;
7. Desenvolver modalidades de aprendizagem colaborativa, através da utilização de metodologias participativas;
8. Diversificar as estratégias de avaliação, tornando-as sensíveis às competências fundamentais da educação em artes visuais;
9. Investigar situações de educação em artes visuais, no sentido da sua compreensão e transformação.
Nos cursos que incluem opções, anualmente, são indicadas as unidades curriculares opcionais a disponibilizar, bem como as respetivas condições de inscrição e número de vagas.
Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
27-07-2023
Número de Registo:
R/A-Cr 102/2023
Data de Registo:
13-09-2023